Reitor afirma que UFSM receberá mais recursos do MEC para recuperar estragos causados pelas chuvas

Reitor afirma que UFSM receberá mais recursos do MEC para recuperar estragos causados pelas chuvas

Beto Albert

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) irá receber mais recursos do Ministério da Educação (MEC) para recuperar os estragos causados pelas chuvas das últimas semanas. A informação foi confirmada pelo reitor Luciano Schuch em entrevista à Rádio CDN 93.5 FM em entrevista na manhã desta quinta-feira (30).

​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Na última semana, a instituição recebeu R$ 8,5 milhões via Secretaria de Educação Superior. Quase R$ 4 milhões ainda são aguardados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para completar a verba solicitada ao ministério. 

De acordo com o reitor, dentre as prioridades está a reforma no telhado e ligações elétricas da Casa do Estudante e consertos nas subestações de energia. Além de projetos na infraestrutura, a universidade irá desenvolver iniciativas de capacitação da comunidade, projeto que está em fase de aprovação pelo Ministério do Trabalho. O objetivo é oferecer cursos de qualificação em construção civil — como pedreiro e encanador — para pessoas de baixa renda. A ideia, segundo Schuch, foi pensada com duas justificativas: auxiliar na reconstrução de casas e gerar novos empregos. 

Outra iniciativa da universidade, foi criar o UFSM Solidária e Cidadã, com ações emergenciais e de longo prazo desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFSM. Um mapa interativo disponibiliza as informações de contato com as pessoas responsáveis pelas ações, além dos locais atendidos pelas atividades. Acesse aqui. 

Sobre as reformas no educandário, Schuch disse que as obras irão se estender por mais de um ano:

— Com essa chuva, o que foi planejado não comportou. Por isso vamos ter que trabalhar para mudar. As nossas tubulações não deram conta da vazão de água. Pretendemos alargar o fluxo de água, ampliando a drenagem, para que se tivermos um novo evento desta magnitude estejamos preparados.

Um documento enviado ao MEC lista as intervenções emergenciais que são necessárias na UFSM: 

  • Reformas em telhados:

- Prédio 36: Bloco Casa do Estudante
- Prédio 18: Laboratórios Didáticos/Pesquisa/salas docentes
- Prédio 19: Laboratórios Didáticos/ Pesquisa/salas docentes

  • Construção de um anexo ao prédio 44 C 
  • Manutenção nas sangas
  • Conserto das subestações de energia e retirada da subestação da reitoria
  • Reforma civil e elétrica da moradia estudantil
  • Reforma de edificação para o arquivo institucional 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Uma tradição de quatro gerações que será abandonada, infelizmente”, diz dono de vinícola que teve propriedade destruída pela chuva em Silveira Martins Anterior

“Uma tradição de quatro gerações que será abandonada, infelizmente”, diz dono de vinícola que teve propriedade destruída pela chuva em Silveira Martins

Santa Maria tem tempo firme no feriado; máxima pode chegar a 26°C na próxima semana Próximo

Santa Maria tem tempo firme no feriado; máxima pode chegar a 26°C na próxima semana

Geral